Armazenagem de produtos: etapas de logística
Independente do setor de atuação, todos os produtos dependem basicamente da armazenagem. Este princípio nada mais é que um conjunto de funções que englobam a recepção, descarga, carregamento, arrumação e por fim, a conservação das matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Na prática, a armazenagem de produtos é algo muito sério e quando bem feito (ou mal feito) coloca em evidência o compromisso das empresas com a qualidade dos serviços.
Diferenciais da armazenagem de produtos
Dentro do processo logístico das empresas, a armazenagem de produtos é, sem dúvida, uma das etapas que requer mais atenção. Afinal, sejam produtos perecíveis, não perecíveis, químicos, ou materiais diversos, a garantia da qualidade vai depender do planejamento que foi efetuado durante a armazenagem. Cada empresa atua de forma diferente, dependendo da cadeia produtiva, mas há requisitos básicos para qualquer processo de armazenamento, são eles:
- espaço físico adequado;
- organização no ambiente;
- limpeza e segurança;
- planejamento logístico;
- equipe responsável especializada.
Vantagens de investir no processo
Ao investir em armazenagem de produtos de maneira correta, as empresas terão em suas mãos, inúmeros benefícios. O maior deles, talvez seja a redução de custos e o aproveitamento adequado do espaço físico. Outra vantagem do armazenamento é a garantia de que os produtos estão sendo diariamente fiscalizados.
Cada empresa mantém uma rotina diferenciada, mas é vital ter em mente, seja na indústria ou no comércio, a garantia de que os consumidores precisam receber produtos de qualidade. O ideal é que os empresários não abram mão desta importante etapa do processo. Afinal, um sistema de armazenagem de produtos faz com que haja rentabilidade maior, evitando perdas.
Vale lembrar que cada produto pode ser armazenado de uma maneira. Vai depender do tipo da matéria-prima e das necessidades dos clientes. No entanto, a maioria dos armazéns e depósitos possui sistemas operacionais automatizados e tecnológicos para efetuar o melhor serviço.
De modo geral, as atividades deste setor se comprometem em garantir a movimentação correta dos itens, oferecendo segurança e lucratividade. O investimento em médio e longo prazo são válidos. Sem falar na satisfação dos consumidores, que recebem produtos bem conservados e com qualidade.