Armazenamento de alimentos não perecíveis
Cada produto precisa seguir regras diferenciadas para o melhor armazenamento. Os alimentos não perecíveis, por exemplo, de consistência seca e de fácil estocagem, tem vantagem em relação ao tempo de conservação - ao contrário dos perecíveis, que tem durabilidade menor.
O armazenamento de alimentos não perecíveis é mais indicado para longos períodos, já que estes produtos não estragam com facilidade e são mais simples de guardar. No entanto, é importante manter estes alimentos em locais bem arejados, limpos e com boa luminosidade.
Quais são os alimentos não perecíveis
Os alimentos não perecíveis não perdem a validade rapidamente como os perecíveis. Essa é a principal diferença, e por isso, estes produtos podem ser consumidos em um período maior. Entretanto, é preciso cuidado porque estes também podem estragar. Confira a lista a seguir com exemplos de alimentos não perecíveis:
- cereais;
- milho;
- macarrão;
- soja;
- café;
- sal;
- fubá;
- polvilho;
- bolachas;
- leite em pó.
Armazenamento de alimentos não perecíveis é importante
O ideal é que estes produtos sejam armazenados em ambientes bem arejados, com luz, porém, sem incidência direta sobre as embalagens. Outro ponto relevante é a janela. É recomendável que as aberturas estejam protegidas por telas, evitando a presença de pragas e mosquitos. Também é fundamental cuidar do fechamento das portas - na parte inferior, use a proteção de borracha.
Ao fazer a distribuição, o armazenamento de alimentos não perecíveis precisa ser feito em estantes ou sobre paletes. No planejamento das empresas, a logística salienta a importância de seguir o princípio PVPS, isto é, primeiro que vence, primeiro que sai. Com essa determinação fica fácil manter a ordem dentro dos depósitos, deixando à frente os produtos com menor prazo de validade. Assim, eles serão utilizados antes e não ficam vencidos.
Quando usar os paletes, o ideal é evitar os de madeira. Por causa do material poroso, há absorção maior de umidade, facilitando a transmissão de micro-organismos que podem estragar os alimentos. Seguindo alguns cuidados básicos, o armazenamento de alimentos não perecíveis é simples e não requer grandes investimentos. Além disso, com planejamento, as empresas têm possibilidade de entregar os produtos dentro dos prazos de validade.