Armazenagem e distribuição nas empresas
O processo logístico das empresas passa obrigatoriamente pelas etapas de armazenagem e distribuição. A armazenagem, por sua vez, é responsável pela conservação dos materiais. Na sequência, após o armazenamento correto, acontece o processo de distribuição dos produtos. Depois destes dois pontos é que as empresas irão contabilizar os resultados e se o trabalho foi feito com eficácia.
Importância do armazenamento e distribuição
Após a transformação das matérias-primas em produtos, um dos eixos mais importantes do processo logístico das empresas é sua armazenagem. Essa etapa é fundamental para que os itens cheguem ao destino em plenas condições de uso. Ter os estoques bem guardados, em ambientes planejados para este fim, é um diferencial para empresários que apostam na qualidade para se sobressaírem aos concorrentes.
Confira os quatro principais processos da armazenagem:
- recebimento: nesta etapa são feitas a conferência por quantidade, inspeção e identificação das mercadorias;
- armazenagem: depois da conferência dos produtos, os mesmos são alocados nos espaços adequados;
- separação: processo de planejamento e execução da separação dos itens;
- expedição: última etapa do processo fazendo a conferência e despacho das mercadorias.
Diferenciais do processo
Os processos de armazenagem e distribuição são pontos essenciais na gestão das empresas. Independente da operação, a chegada dos produtos até sua distribuição aos consumidores são itens imprescindíveis para manter a qualidade dos serviços.
Sem dúvida, a armazenagem e distribuição, quando bem feitas, ajudam os demais processos empresariais, como estocagem e organização. Com estes cuidados, as próximas etapas são feitas com muito mais harmonia e tendem a fluir de forma muito mais adequada. Na prática, ao investir em armazenagem e distribuição, as empresas economizam e garantem mercadorias com alta qualidade aos usuários.
Atualmente, os processos são cada vez mais tecnológicos e informatizados, auxiliando diretamente na gestão logística das empresas. É comprovado que o investimento nessas etapas ajudam a reduzir custos e diminuem as perdas, resultando em lucratividade e satisfação dos clientes. Sendo assim, vale a pena manter uma equipe especializada em armazenagem e distribuição, bem como gastar dinheiro na aquisição de equipamentos e ferramentas que apoiam a mão de obra, melhorando o rendimento dos serviços.