Alerta: armazenamento de produtos inflamáveis
Quando o assunto é armazenamento, cada produto possui suas características e precisa seguir as recomendações técnicas para garantir o sucesso da estocagem. No armazenamento de produtos inflamáveis, o campo é bastante amplo e diversificado, isso porque existem diversas matérias-primas, produtos intermediários e acabados. Além disso, há também os produtos de limpeza, que se enquadram neste segmento.Cuidados com o armazenamento e manipulação
Sem dúvida, o armazenamento de produtos inflamáveis bem como sua manipulação precisa seguir regras rígidas para evitar acidentes. Afinal, quando as medidas de segurança não são feitas, as substâncias podem causar intoxicações, explosões e incêndios de grandes proporções. Vale lembrar que os produtos inflamáveis englobam os estados líquidos, sólidos ou gasosos. Com alguns cuidados preventivos, os riscos de acidente reduzem:
- os ambientes devem ser ventilados adequadamente;
- ventilação dos espaços do nível do piso ao teto, onde se concentram os gases ou vapores;
- processos ou operações consideradas perigosas devem ser feitas isoladamente;
- evitar fontes de ignição nas proximidades (descargas eletrostáticas, faíscas, cigarro).
Armazenagem requer uma atenção especial
O armazenamento de produtos inflamáveis, seja de grande ou médio porte, está sujeito a leis e normas técnicas específicas. Essas normas exigem condições adequadas para que o projeto seja edificado, além de passar periodicamente por revisões e manutenções. Outra questão importante: este armazenamento precisa seguir as regras de proteção contra incêndios. Outra questão importante: este armazenamento precisa seguir as regras de proteção contra incêndios. O ideal é que fiquem distantes da parte administrativa das empresas, por exemplo, ou, pelo menos, em um compartilhamento único.Ainda no setor de armazenagem destes itens é imprescindível construir os depósitos auxiliares a uma distância segura dos demais ambientes. Quando os produtos inflamáveis ficam em tambores e recipientes transportáveis, o armazenamento deve ser feito em corredor separado.
Mesmo que o armazenamento de produtos inflamáveis siga todas as regras, é preciso investir também em sistemas de proteção nos ambientes. As empresas têm que ter extintores portáteis, detectores automáticos de incêndio e sistemas de hidrante para o resfriamento de prédios e residências vizinhas. Todos estes cuidados preventivos evitam possíveis acidentes e garantem um ambiente seguro.