Eficiência empresarial com estocagem de materiais
Antes de brilhar na casa das pessoas, os produtos ficam guardados em pátios, galpões ou armazéns de empresas. Parece algo comum, e na verdade é. Mas este processo conhecido também como estocagem de materiais é extremamente importante. Afinal, produtos bem guardados têm mais chance de chegarem ao destino final em perfeitas condições, cumprindo dessa forma seu papel nos ambientes.
Como acontece o processo na prática
No dia a dia das empresas, a estocagem de materiais faz parte do processo de logística. Isto é: depois que as matérias-primas se transformam em produtos, o próximo passo é gerenciar o planejamento e controle desses itens dentro das fábricas. Sendo assim, não é exagero afirmar que a distribuição correta dos produtos começa com a organização interna e será reflexo de uma entrega satisfatória ao consumidor final. Quais são as fases da estocagem:
- recebimento das matérias-primas;
- recebimento de produtos;
- recebimento de pedidos;
- emissão de lista para separação;
- produção de etiquetas;
- movimentação de produtos;
- entrega aos clientes.
Organização com estocagem de materiais
Além de garantir a organização das empresas, a estocagem adequada de materiais transmite segurança aos consumidores. E o motivo é simples: com armazenagem correta e distribuição bem gerenciada, a entrega dos produtos é mais eficaz. O controle deste processo é sinônimo de qualidade.
Na prática, a estocagem de materiais começa com o recebimento dos produtos, seguindo as demais etapas de gerenciamento de logística como: estocagem, distribuição e armazenagem temporária ou permanente. Dependendo das instalações, a estocagem de materiais varia de empresa para empresa. No entanto, o objetivo final é sempre o mesmo: oferecer aos clientes a entrega de produtos de qualidade, de forma cada vez mais rápida.
No ambiente corporativo, a estocagem é a responsável pelo fluxo de materiais dentro dos galpões ou depósitos. Aliás, dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de produtos, pode haver vários pontos de estocagem de materiais, e cada um deve seguir regras específicas de distribuição. Entretanto, um dos pontos primordiais deste processo é melhorar a logística empresarial e consequentemente, reduzir custos aumentando a lucratividade. Com essa etapa em dia, todos ganham: empresários e consumidores.