Armazenagem de produtos perecíveis: preservação
Parece algo clichê de se dizer, mas diferentes produtos necessitam de diferentes formas de armazenagem. Com os produtos perecíveis, àqueles que tem validade menor, o cuidado na organização e planejamento desta etapa deve ser levada em consideração. Existem no mercado muitos sistemas que organizam este processo. Mas o ideal é que a armazenagem de produtos perecíveis seja feita por empresas especializadas.
Cuidados ao armazenar produtos perecíveis
Sem dúvida, como já citamos acima, a maneira mais correta de guardar esses produtos é investir na contratação de empresas especializadas em logística. Um dos motivos é que essas empresas saberão ao certo como gerenciar os estoques de maneira adequada. Porém, antes de contratar este serviço, é importante conferir se a empresa possui certificações e licenças de órgãos governamentais, neste caso específico, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Confira alguns cuidados com armazenagem de produtos perecíveis:
- atenção aos cuidados sanitários;
- invista no processo de logística;
- armazenamento correto;
- priorize o excelente manuseio dos produtos;
- controle o estoque;
- tenha atenção com o espaço físico.
Armazenagem adequada faz diferença
Produtos perecíveis perdem a validade mais rapidamente que os demais. E por este motivo, precisam ser guardados de maneira adequada. O espaço físico onde será feita a armazenagem de produtos perecíveis precisa ter um espaço físico e uma estrutura preparada, livre de goteiras, vazamentos e umidade. Além disso, é necessário evitar a presença de vidros, e outros materiais perigosos no ambiente.
Outro ponto importante dentro dos depósitos é o isolamento. As portas e janelas precisam ficar trancadas, evitando o contato dos produtos com variações de temperatura e pragas. O investimento para armazenagem de produtos perecíveis varia conforme a quantidade do estoque. Se no processo estiver incluído produtos congelados, o valor pode aumentar por causa do gasto maior de energia elétrica.
Contudo, todo investimento feito neste processo será válido. Afinal, produtos perecíveis são responsáveis pelas maiores perdas dos atacados e supermercadistas, e tudo isso acontece porque falta organização e planejamento logístico dentro das empresas. O ideal é investir nessas etapas e intensificar a segurança, principalmente no que diz respeito à armazenagem de produtos perecíveis.