Armazenagem de produtos químicos
Armazenar produtos com segurança é item obrigatório dentro da logística das empresas. No entanto, alguns itens requerem, sem dúvida, mais cuidado e atenção do que outros. É o caso da armazenagem de produtos químicos. Este tipo de manejo precisa ser levado muito a sério no que diz respeito à segurança. Isso porque, além de causar prejuízos caso ocorram problemas, ainda há o risco dos produtos causarem acidentes graves com os trabalhadores.
Cuidados no armazenamento de produtos químicos
O principal cuidado que as empresas precisam ter na armazenagem de produtos químicos é primar pela organização. Aliás, a separação dos produtos deve ser feita seguindo sua família e respeitando sempre suas compatibilidades.
Outro importante ponto a ser observado é seguir a legislação que rege a armazenagem de produtos químicos. Existe locais corretos e formas adequadas para guardar estes produtos, evitando possíveis acidentes. Para não fazer nada errado, o ideal é que as empresas possuam as Guias de Compatibilidade Química. Neste documento está listado quais os produtos que podem ser armazenados no mesmo ambiente, e quais devem ficar separados.
Espaços para armazenar produtos químicos
Depois de fazer a classificação e separação dos produtos químicos, os mesmos passam a ser armazenados em locais específicos e seguindo as normas de segurança. Veja a seguir como este processo pode ser feito, sem colocar em risco à saúde dos funcionários, preservando também as condições de qualidade dos itens:
- fica atento ao ponto de fulgor (temperatura mais baixa na qual o produto se vaporiza);
- não é recomendável colocar escadas nos locais de armazenamento;
- os acessos devem estar sempre livres;
- os locais precisam estar limpos e sempre que um produto químico for derramado, deve ser recolhido de maneira segura;
- materiais descartáveis devem ser etiquetados e organizados;
- produtos químicos devem estar sempre identificados e mantido nas embalagens originais.
Os principais produtos químicos armazenados são divididos em tóxicos, explosivos, radioativos, corrosivos e inflamáveis. Justamente por sua natureza perigosa, essas mercadorias precisam seguir normas técnicas de segurança e somente ser armazenados e transportados em ambiente seguro e protegido. Quando os processos são feitos de forma adequada, é possível evitar acidentes graves, como incêndios, explosões e intoxicações.